O que você gostaria que estivesse entre você e o seu objetivo profissional: uma ponte ou um muro?

Pois são exatamente esses dois papéis que seu currículo pode representar, dependendo do quanto de tempo e cuidado que você dedica à sua elaboração.

Um currículo bem elaborado, rico em detalhes relevantes, com datas corretas e descrições de funções adequadas pode aproximar você do seu novo emprego. Ao contrário, se preenchido com pressa e pouca atenção, pode dificultar seu acesso ao mercado de trabalho.

O emprego.net possui um mecanismo de pesquisa elaborado para analisar todos os dados do seu currículo e auxiliar o recrutador a encontrar você, se for um dos candidatos mais adequados àquela vaga. Porém, é preciso que seu currículo seja bem feito.

Por isso, seguem algumas dicas importantes para elaboração do seu currículo:

  • Antes de começar a preenchê-lo, reúna documentos (carteira de trabalho, recibos de rescisão de contrato de trabalho, certificados de conclusão de curso) e outros materiais de apoio, como currículos antigos, que facilitarão seu trabalho de elaborar um currículo que retrate adequadamente seu histórico profissional.
  • Capriche na elaboração do resumo do seu histórico profissional. É a parte mais importante do seu currículo e a primeira que o recrutador irá ler. Você tem 20 segundos, em média, para encantar e convencê-lo que você é o candidato ideal para a vaga. Por isso, antes de começar, tente resumir em três ou quatro linhas quem você é como profissional. Um bom roteiro é:

    Área de atuação

    Experiência profissional resumida

    Habilidades

    Formação educacional

    Idiomas e outras competências

    Vamos tentar? Veja o exemplo abaixo:
    Profissional da área de Marketing, com 12 anos de experiência em elaboração de estratégias mercadológicas e pesquisa de mercado. Sólidos conhecimentos em métodos quantitativos aplicados à pesquisa, com formação em Marketing e pós-graduação em Estatística. Inglês fluente e espanhol intermediário e usuário de softwares estatísticos, como SPSS.
  • Jamais minta no seu currículo. As informações podem ser facilmente checadas e isso pode eliminar suas chances no processo seletivo.
  • Seja objetivo e preciso na descrição de suas atividades profissionais em cada emprego. Isso pode fazer toda diferença na hora do mecanismo de pesquisa encontrar seu currículo. Relate as principais atividades, resultados obtidos, ferramentas e sistemas de informática utilizados na atividade. Porém seja objetivo e direto, pois uma descrição exageradamente longa pode fazer com que o recrutador perca o interesse no meio da leitura.
  • Peça recomendações de colegas, ex-colegas, chefes antigos e quem mais possa atestar seu diferencial como profissional. Isso reforça a sua imagem e dá segurança do recrutador ao selecionar você para participar do processo seletivo. Além disso, o sistema de busca do emprego.net leva em consideração as recomendações do candidato, auxiliando você a se aproximar cada vez mais da vaga desejada. Por isso, não perca tempo e utilize a rede social +emprego.net para obter recomendações sobre você.
  • Por fim, revise periodicamente seu currículo e mantenha os telefones atualizados. Recrutadores tendem a preferir currículos recentes e atualizados na hora de selecionar profissionais. O emprego.net vai ajudar você a lembrar disso.

emprego.net - Onde candidatos e empresas se encontram!